Festa reúne documentaristas do Oscar 2011

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Making of | 25/02/2011 - 12h05

Os cineastas indicados ao Oscar de melhor documentário e melhor curta-metragem se encontraram em uma recepção oferecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Berverly Hills. Um dos cinco concorrentes é o brasileiro "Lixo Extraordinário".

Dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, o filme relata a trajetória do lixo dispensado em um aterro sanitário na periferia de Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para prestigiadas casas de leilões internacionais.

O assunto principal das conversas foi, é claro, os filmes que concorrem à estatueta. Porém, os documentaristas não se furtaram de falar sobre outros temas.

Sebastian Junger, um dos diretores de "Restrepo", que conta a história de violência e coragem de uma tropa americana baseada no Afeganistão, disse não se surpreender com os acontecimentos recentes no Oriente Médio. Ele espera que as rebeliões populares pró-democracia se repitam em todos os países da região.

Charles Ferguson também marcou presença no evento. Seu documentário "Trabalho Interno" descreve o desastre financeiro que atingiu o sistema bancário global. Infelizmente, para ele, nada mudou. "Muita gente acha que daqui a dez ou 15 anos pode acontecer de novo", lamentou.

"Exit Through the Gift Shop", do polêmico artista Banksy, e "Gasland", do diretor Josh Fox, são os outros dois documentários que completam a lista dos indicados nessa categoria.

A festa do Oscar acontece no domingo (27/02).



Leia mais no especial do iG Cultura sobre o Oscar 2011

ACOMPANHE AS NOVIDADES DA TViG PELO TWITTER: http://twitter.com/tvig





Palavras-chave: oscar , melhor documentário , Lixo Extraordinário , Oscar 2011 ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos