Sopa de barbatana de tubarão é iguaria em Hong Kong

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Comida | 16/06/2011 - 15h27

Sem gosto e difícil de mastigar. Para o paladar ocidental, barbatana de tubarão não é um prato muito saboroso. Porém, para os chineses de Hong Kong, é uma iguaria sem igual.


"Na cultura chinesa, quando uma família sai para jantar em um restaurante ou quando convidamos amigos, queremos comer algo bom. Por isso, pedimos barbatana de tubarão", explica Lisa Law, uma consumidora da sopa com esse ingrediente.


Na China, a sopa é considerada uma iguaria refinada há séculos. Custa, em média, US$ 150 (R$ 242) a tigela e é apreciada por seus supostos benefícios à saúde, mas também porque impressiona os convidados.


"Quando fazemos uma recepção, é uma falta de respeito não servir sopa de barbatana de tubarão. Os chineses, especialmente em Hong Kong, sempre servem o prato aos convidados", afirma Tam Kwok King, diretor do restaurante Fung Shing.


Por ano, são capturados cerca de 50 milhões de tubarões. Não existe qualquer tipo de proteção à espécie, agora em perigo de extinção. Um argumento que não comove os comerciantes chineses. "Os ocidentais dizem que é desumano, mas os tubarões também são cruéis quando mordem", raciocina She On Kuen, vendedor de frutos do mar desidratados.


Mas os hábitos estão mudando e alguns já jovens boicotam o consumo do prato. Timothy Liu é um dos que não comem mais barbatanas de tubarão.

"Depois de acalorado debate, percebemos que comer barbatanas de tubarões era cruel e ruim para o meio ambiente. Cerca de um terço dos meus amigos já parou de comer e cada vez mais pessoas mudam de opinião", diz.


No entanto, a China prospera e seu apetite é insaciável. Enquanto houver pesca, a sopa de barbatana de tubarão vai continuar no cardápio.


Leia mais sobre gastronomia em iG Comida.

Palavras-chave: sopa , culiária , gastronomia , comida , tubarão , AFP , cozinha , prato , tubarões , barbatanas , hong kong , iguaria , china , barbatana ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos