Torcedores são impedidos de entrar no Mineirão com camisetas de protesto

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Copa do Mundo | 28/06/2013 - 16h08

Um homem e duas mulheres foram impedidos de ultrapassar os portões do Mineirão quando iam assistir ao jogo entre México e Japão, pela Copa das Confederações, no último sábado (22/06).

Eles foram barrados por funcionários da Fifa porque estavam vestindo camisetas com frases de protesto que pediam melhorias para serviços públicos nas áreas de transporte, saúde e educação.

Um vídeo gravado pelo cinegrafista Guilherme Guimarães, do jornal "O Tempo", registra o momento da abordagem aos torcedores. 

Quando chegaram ao Mineirão, Ivan Campos, de 30 anos, Lívia Pacheco, de 26, e Rosalinda Braga, de 62, não puderam chegar às arquibancadas do estádio, mesmo com os ingressos para assistir à partida, porque suas camisetas continham as seguintes frases: “Queremos SUS padrão Fifa”, “Queremos educação padrão Fifa” e “Queremos metrô padrão Fifa”.

O trio foi contido por um funcionário com a informação de que, por determinação da Fifa, a entrada de qualquer pessoa com com cartazes e faixas seria proibida. Diante da atitude chamada por Ivan de “censura total”, os torcedores ficaram indignados com a situação e a Polícia Militar (PM) foi acionada.

Ivan, Lívia e Rosalinda foram levados para o posto policial do Mineirão. No vídeo é possível ver ainda o momento em que o agente da Fifa tenta impedir que o cinegrafista continue gravando toda a movimentação.

Na delegacia, o delegado e a Juíza de plantão informaram aos torcedores que não poderiam fazer nada para ajudá-los. Segundo ela, o termo assinado pelo governo brasileiro entrega os estádios do país à Fifa.

Sem registrar boletim de ocorrência, os três foram orientados a vestir as camisas do lado contrário e permanecer com elas desse jeito até o final da partida, caso contrário seriam levados novamente para o posto policial. Para não perderem o jogo e o ingresso, eles aceitaram a sugestão e entraram no estádio mais de 30 minutos após o início do primeiro tempo.

Leia mais em iG Esporte.

Palavras-chave: fifa , torcedores , copa das confederações , jogo , futebol , camisetas , camiseta , protesto , protestos , campo , mineirão ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos