Luta livre mexicana invade EUA

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Esporte | 09/04/2009 - 10h51

A luta livre mexicana atrai centenas de pessoas na Califórnia, onde adultos e crianças fazem o que podem para conhecer estrelas como Mascarita Sagrada, El Mesías, Pimpinela e La Parka.

Embora seu início date de finais do século XIX, somente na década de 1950 este espetáculo atingiu sua época de ouro no México, com personagens que tornaram-se lendários como El Santo, Blue Demon e Mil Máscaras.

Depois de uma prolongada crise, o espetáculo ressurgiu nos anos 1990, convertendo-se no que é hoje em dia: um evento de luzes e som com muito apelo popular que atravessou fronteiras.

Uma caravana percorre cidades dos Estados Unidos como Sacramento, San Diego e Los Angeles com seus 23 lutadores classificados entre "rudes", que utilizam qualquer recurso para vencer; e "técnicos", que empunham a bandeira da briga limpa, e que são os favoritos do público.

La Parka é um dos personagens mais queridos pelo público de Los Angeles, encarnado por um corpulento lutador pai de dois filhos e proveniente do estado mexicano de Sonora, que prefere não revelar seu nome.

Famílias inteiras pagam entradas que variam entre US$ 25 e US$ 75, para aclamar seus ídolos e insultar seus rivais.

Palavras-chave: ídolos , show , luta , luta livre , México , marcial , arte , esportes , mexicanos , eua , espetáculo ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos