SP Gay Bikers pedalam pela tolerância e diversidade

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Outros esportes | 15/03/2012 - 16h49

Pedalar por uma sociedade mais justa, tolerante e mais preparada para a convivência com a diversidade. Esse é a filosofia do SP Gay Bikers (SPGB), grupo de esportistas que se reúne semanalmente para percorrer as ruas de São Paulo de bicicleta.

 

Fundado em 2007, o SPGB tem como objetivo promover a inclusão social de minorias e a preservação do meio ambiente por meio de uma alternativa de mobilidade urbana totalmente ecológica.

 

De acordo com Cesar Salvador, coordenador e organizador do grupo, o SPGB tem uma característica muito peculiar que o diferencia dos tradicionais movimentos de defesa da causa homossexual.

 

"Optamos por assumir um posicionamento de militância apartidária e, mais do que isso, não defendemos a causa gay propriamente (ou exclusivamente)", diz Salvador. Segundo ele, essa defesa inclui todas as minorias: o negro, o gay, o portador de deficiência, o obeso, o idoso etc.

 

Esse posicionamento, segundo os integrantes, foi consolidado com o tempo e o amadurecimento dos ideais do grupo. “Temos uma visão muito mais humanista e plural atualmente. Acreditamos que o gay, assim como outras minorais, precisa reinvindicar sua valorização por meio do diálogo e do respeito à diversidade”, destaca o biker Nando Rodrigues.

 

Entre os eventos regulares que o SPGB participa estão o passeio anual no "Dia da Diversidade Sexual", organizado pela Prefeitura de São Paulo, a "Pedalada Pelada", sob o comando do grupo Massa Crítica, e o passeio no "Dia Mundial de Prevenção à AIDS", celebrado em 1º de dezembro.

 

Após cinco anos de sucesso na capital paulista, o grupo chega ao Rio de Janeiro onde, desde o começo de março deste ano, bikers se reúnem para pedalar pelas mesmas causas.

 

Veja também na TViG:

 

Ciclistas nus protestam em São Paulo. Veja!

 

Projeto faz teste rápido de HIV em São Paulo

 

Veja os melhores comerciais de camisinha

 

Ministério da Saúde veta vídeo com casal gay

 

Sertanejos são acusados de homofobia e machismo

 

´Se teu negócio é amor homossexual, assuma`, diz Bolsonaro em nova grosseria contra Dilma

 

Homofobia pode ter motivado crime da Oscar Freire em SP

 

Amigos gays são agredidos na Avenida Paulista

 

Vídeo mostra discussão entre homofóbicos e pai e filho agredidos no interior de SP

Palavras-chave: HIV/AIDS , ciclista , discriminação , meio ambiente , biker , mobilidade urbana , homofobia , GLBTs , minorias , LGBTs , Rio de Janeiro , gays , São Paulo , lésbica , preconceito , Gay Bikers , mobilidade , lésbicas , homossexuais , Rio , SP Gay Bikers , LGBT , bikers , GLBT , minoria , discriminação , AIDS , tolerância , respeito , preconceitos , HIV , gay , AIDS/HIV , homossexual , discriminações , ciclistas ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos