Viva as emoções do surf

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Woohoo on demand | 03/05/2011 - 11h25

Mar e prancha inspiram música, moda e até alimentação.

 

Muito mais que um esporte, o surf é considerado pelos praticantes assíduos como estilo de vida, um hábito que influencia o comportamento: do jeito de se vestir à maneira de falar.

 

Não se sabe ao certo quando o surf surgiu, mas há registros de que as primeiras manobras em ondas tenham sido realizadas no oceano Pacífico.

 

No Brasil, as pranchas foram trazidas por turistas e funcionários de companhias aéreas e começou a ser praticado em Santos, no litoral paulista, nos anos 30 e foi adotado pelos cariocas nos anos 60.

 

Por causa das condições climáticas e das características geográficas do país, o Brasil já é o terceiro no mundo em número de praticantes: são 8 milhões de surfistas, segundo dados do Congresso Nacional do Surf . O esporte só fica atrás do futebol.

 

Principais modalidades:

 

- Shortsurfing: Pranchas “convencionais” com tamanhos que variam de acordo com a altura e peso do surfista.

- Longboarding: As pranchas usadas aqui são bem maiores, o que confere mais estabilidade e equilíbrio ao surfista.

- Bodyboarding: Praticantes dessa modalidade surfam apoiados de bruços ou de joelhos em pranchas de 39 a 42 polegadas. É comum o uso de pés de pato para ajudar na entrada da onda e no desempenho das manobras.

- Tow-in Surf: Prática indicadas a surfistas acostumados com ondas gigantes. Como elas são formadas no meio do oceano, os praticantes precisam ser rebocados até lá com jet-skis ou helicópteros.

- Stand up Paddle: Surfistas praticam o esporte em pé em uma prancha longa e com o auxílio de um remo. Por causa da posição dos praticantes, é possível que se tenha maior visibilidade das ondas e, consequentemente, mais possibilidade de encarar uma série delas.

 

Esportes Radicais na TV iG

 

A TV iG preparou a série "Esportes Radicais" com oito episódios para apresentar diferentes esportes radicais sob a visão de um atleta.

 

A ideia é fazer com que o internauta se sinta dentro da manobra e experimente um pouco da sensação de se praticar esportes que unem adrenalina e muito preparo físico.

 

O vídeo mostra o que o surf representa para o profissional Robson Santos, praticante da modalidade há 11 anos.

 

É importante lembrar que para a prática de qualquer esporte radical o atleta deve fazer uso de equipamentos de segurança adequados. Os acessórios são pré-requisito já que estão diretamente relacionados ao desempenho do atleta e principalmente à prevenção de acidentes.

 

Produção: Karen Gebara

Vídeo: Imagens: Kauê Agostinho e Shinji Shiozaki. Edição e pós-produção: Shinji Shiozaki



Assista também na TV iG:

 

Experimente as emoções do motocross

 

Manobras radicais do patins in line

 

Viva as emoções dos saltos do parkour

 

Veja manobras radicais do wakeboard

 

Experimente a emoção de um salto de paraquedas

 

Viva as emoções do BMX

 

Veja manobras radicais do skate

Palavras-chave: séries exclusivas , tubo , surf , surfista , manobras radicais , drop , onda , séries TViG , dropar , surfe , esportes radicais , séries TViG , esporte ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos