Especial Bob Marley - O aniversário do pai do reggae

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Entrevistas | 06/02/2012 - 15h03

O pai do reggae nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945 em Rhoden Hall, perto de Nine Miles, na paróquia de Saint Ann (Jamaica), de mãe jamaicana e pai inglês (oficial da Marinha que o músico não conheceu).

 

Morou no gueto de Trenchtown, em Kingston e, em 1962, gravou seu primeiro single "Judge Not", no qual formou a banda The Wailers com Peter Tosh e Bunny Wailer.

 

Em 1966, mudou-se para os Estados Unidos por razões financeiras. Lá conheceu Mortimer Planno, um jamaicano de origem cubana que o ensinou parte da cultura rastafari.

 

Depois de voltar à Jamaica nos anos 1960, gravou seu primeiro álbum com os Wailers no início dos anos 1970. "Catch a Fire" e "Burnin" vieram em 1973.

 

Em 1974, gravou o primeiro álbum solo, "Natty Dread". Depois vieram "Rastaman Vibration", em 1976, e "Exodus", em 1977. Nesse mesmo ano, Bob Marley fez, com o The Wailers, um grande show lendário durante o qual interpretou algumas músicas do álbum que acabava de gravar ("I Shot the Sheriff", "Lively Up Yourself", "Get Up, Stand Up", "Jamming", "No Woman No Cry", "Exodus" e "War").

 

Bob Marley morreu no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos, em Miami, Flórida, Estados Unidos. O cantor e compositor sofria de de câncer de pele que se desenvolveu sob sua unha e se espalhou por órgão vitais até causa múltipla falência. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.

 

Leia mais em iG Cultura:

 

Mundo lembra os 30 anos da morte de Bob Marley

Palavras-chave: music , especial , 30 anos , reggae , entrevista , Bob Marley , homenagem , música ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos