BOPE ocupa favela de Cerro-Corá antes da visita do Papa Francisco

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Brasil | 30/04/2013 - 12h21

“Bota na conta do Papa!”, foi um bordão popularizado pelo capitão Nascimento, personagem do filme Tropa de Elite. No longa-metragem de ficção, após uma cena de tortura de um traficante de favela durante operação preparatória para a visita do Papa João Paulo 2º ao Rio, em 1997, ele autoriza a execução do homem usando a frase.

O que muitos não sabem é que o bordão, celebrizado pelo controverso oficial vivido por Wagner Moura, foi de fato muito usado pelos policiais do Bope nessa época, anterior à visita do pontífice polonês à cidade – em diferentes circunstâncias e em brincadeiras na unidade.


Mais de 15 anos depois, às vésperas de uma nova visita de Papa para a Jornada Mundial da Juventude (de 23 a 28 de julho), a realidade do Rio de Janeiro é bem diferente, mas a região a ser guarnecida é a mesma, do Alto da Boa Vista. O programa de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) – que retomou e ocupou permanentemente favelas antes dominadas pelo tráfico – resultou em considerável redução de homicídios, autos de resistência (mortes de civis por policiais) e também de agentes de segurança em serviço.


Como são apenas 32 UPPs e ainda há muitas favelas ainda não pacificadas, uma nova “operação Papa” foi montada pela PM e a Secretaria de Segurança para garantir a tranquilidade do líder dos católicos durante sua estada no Rio. Pode-se dizer que a nova UPP vai entrar “na conta do Papa”. 


orque Francisco deverá ficar hospedado na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Sumaré, Alto da Boa Vista, a PM ocupa desde esta manhã, com 400 homens, o morro Cerro Corá, no Cosme Velho (zona sul do Rio), a 4km pelo Alto da Boa Vista.


Leia mais notícias em Último Segundo:

 

Ocupação para nova UPP no Cerro-Corá entra “na conta do Papa”

Palavras-chave: bope , favela , comunidade , ocupação , upp , papa francisco , papa , visita , jornada mundial da juventude , rio de janeiro , rio , carioca , segurança , cerro-corá , polícia , morro , traficantes , traficante , tráfico , zoomin ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos