RJ confirma dois casos de dengue tipo 4

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Brasil | 24/03/2011 - 19h48

Um tipo de vírus da dengue que não circulava na Região Sudeste foi encontrado no Rio de Janeiro. A descoberta de dois casos da dengue tipo 4 aumenta a preocupação no estado, que enfrenta uma epidemia da doença. O vírus, comum na Venezuela, entrou no país pela Região Norte, por Roraima, depois chegou a Amazonas, Pará, Bahia e Piauí.


Com a chegada desse tipo de dengue, a estratégia de combate ao mosquito vai mudar. As visitas dos agentes de saúde vão ter um controle mais rigoroso. A ideia é identificar o tipo de foco encontrado na casa dos moradores.


Desde o início do ano, 18 pessoas morreram no estado do Rio em decorrência da doença. Mais de 26 mil casos foram notificados. As autoridades afirmam que não há motivo para pânico. Mas, com a chegada do tipo 4, já se prepararam para uma possível epidemia em 2012.


A dengue tipo 4 não é mais agressiva. Os sintomas são os mesmos da dengue tipos 1, 2 e 3: febre alta, sonolência, dores no corpo e nas articulações. A recomendação para todas as modalidades do vírus é procurar rapidamente um médico e não se automedicar.


O vírus tipo 1 ficou longe do país durante quase 20 anos, mas, em 2001 voltou a se manifestar.

Este ano, 80% dos casos no país são do tipo 1. A maior preocupação é com jovens e crianças que nunca tiveram contato com a dengue.


No entanto, mesmo quem já adoeceu por causa do tipo 1, 2 ou 3, deve se preocupar com o 4. Pegar a doença pela segunda vez representa um risco maior de evolução para dengue hemorrágica.


Leia mais notícias em iG Saúde.

Palavras-chave: mortes , vírus dengue , dengue tipo 4 , estado do Rio , sintomas , saúde , ingresso , epidemia , dengue hemorrágica , entrada , morte , Região Norte , RJ , Band , dengue , suspeitos , Venezuela , país , Rio de Janeiro , Brasil ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos