Senado aprova PEC das Domésticas em primeiro turno

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Brasil | 21/03/2013 - 11h50

Maior mercado de mão de obra doméstica do planeta, com 7,2 milhões de profissionais formais e informais, segundo estudo da Organização Mundial do Trabalho (OIT) em 117 países, o Brasil deve estender à categoria uma série de direitos até então concedidos apenas a empregados urbanos e rurais.

 

A igualdade trabalhista é alvo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2012, a PEC das Domésticas, que o Senado aprovou em 1ª votação nesta terça-feira (19/03).

 

Só falta agora a votação em segundo turno no Senado - prevista para a próxima semana - para que o Congresso encerre uma batalha histórica pelo reconhecimento de direitos dos trabalhadores domésticos. “A organização das domésticas tem mais de 70 anos no Brasil, tempo em que a categoria tem lutado por direitos como os trabalhistas”, diz a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira.

 

As mulheres, que representam 6,7 milhões do total de trabalhadores medidos pela OIT, e os homens que exercem profissão doméstica passarão a ter acesso a direitos obrigatórios como licença-maternidade remunerada (não era garantido), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS, que era opcional) e carga horária de 44 horas.

 

Entre as conquistas que a PEC das Domésticas trará está também a definição do salário mínimo como piso para a categoria. Assim como a correção salarial com base em convenções e acordos coletivos de trabalho – a exemplo de outras categorias, como a dos metalúrgicos.

 

Crédito: SBT Brasil

 

Leia mais em Último Segundo:

 

Domésticas comparam aprovação de lei no Congresso ao fim da escravidão

Palavras-chave: domésticas , empregada doméstica , empregado doméstico , empregados domésticos , empregadas domésticas , PEC , senado , aprovação , primeiro turno , aprovação , direitos , trabalhadores , fgts , hora-extra , regulamentação , piso salarial , direto , trabalhador , sbt ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos