Veja especial sobre Nelson Mandela, que completa 94 anos

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Brasil | 18/07/2012 - 12h41

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela completa 94 anos nesta quarta-feira, dia 18 de julho.


Herói da luta contra o regime da segregação racial, "Tata" Mandela ou "papai" Mandela, como é chamado com respeito e afeto, é notícia frequentemente por motivos de saúde.


Há um ano, ele vive entre Johannesburgo e Qunu, sua cidade natal, onde se instalou em maio de 2012.


O ex-presidente da África do Sul se retirou da vida política em 2004, mas nem por isso deixa de acompanhar as notícias de seu país.


Nelson Mandela foi libertado em 1990 após 27 anos de reclusão. Dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direção à democracia multirracial.


O primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, fez sua última aparição pública em 2010, no Mundial de Futebol organizado por seu país.


Desde então, as chances de vê-lo estão reservadas aos seus parentes, a jovens talentos que vão se apresentar para ele, ou através da televisão, como quando foi mostrado em casa preenchendo seu formulário de censo ou como quando recebeu a chama do centenário de seu partido, o ANC (Conselho Nacional Africano).


O Mandela Day é reconhecido desde 2009 pela ONU como um chamado mundial a consagrar 67 minutos de nosso tempo a ajudar os semelhantes como homenagem aos valores defendidos pelo primeiro presidente negro de seu país.


Estes 67 minutos correspondem aos 67 anos que Mandela consagrou ao combate político.

Em janeiro de 2011, Mandela foi hospitalizado por uma infecção respiratória, e em fevereiro precisou se submeter a alguns exames.


Leia mais no Último Segundo:


África do Sul comemora aniversário de 94 anos de Nelson Mandela


Palavras-chave: luta , nelson mandela , áfrica do sul , mandela day , herói , negro , johanesburgo , apartheid , ex-presidentea , liberdade , mandela ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos