Cápsula Soyuz acopla com sucesso à Estação Espacial

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 29/05/2013 - 11h41

A nave russa Soyuz TMA-09M, com três tripulantes a bordo - um russo, um americano e um italiano -, acoplou nesta quarta-feira (29/05) com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.

A manobra, que aconteceu de maneira automática, foi realizada às 23h16 (de Brasília), assim como estava previsto. A nave russa acoplou no porto de amarre do módulo Rassvet, situado no segmento russo da ISS.

A Soyuz TMA-09M levou à ISS o cosmonauta russo Fiôdor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), e a americana Karen Nyberg, da Nasa, que farão parte da expedição 36/37 na plataforma orbital.

O voo da nave russa em direção à ISS teve uma duração de pouco menos de seis horas, já que a mesma utilizou a chamada trajetória rápida, que permite a Soyuz chegar à estação depois de apenas quatro voltas na Terra.

Leia mais em iG Ciência.


Palavras-chave: soyuz , espaço , iss , estação espacial internacional , acoplar , acoplagem , astronautas , nasa , tripulação , russa , nave , zoomin ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos