Cientistas encontram sinais de antigo fluxo de água em Marte

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 28/09/2012 - 12h47

O robô Curiosity, da Nasa, encontrou evidências do que pode ter sido um rio em Marte. A informação foi divulgada por cientistas da agência espacial norte-americana.


As imagens mostram rochas com marcas típicas da passagem de líquidos e correntes de água. Segundo a Nasa, os formatos das pedras sugerem que uma corrente líquida passava pela região por 0,9 metros por segundo. O cascalho encontrado nos conglomerados varia em tamanho e forma. Alguns não são maiores do que um grão de areia, enquanto outros chegam ao tamanho de uma bola de golfe. Alguns são angulosos, mas muitos são arredondados.


A equipe científica pode usar o Curiosity para aprender mais sobre a composição química desse material e o que mantém esse aglomerado junto, revelando mais características desse ambiente molhado que formou os depósitos.


A missão do Curiosity está prevista pra durar dois anos. Os pesquisadores irão usar os dez instrumentos científicos da sonda para investigar se a cratera Gale e seus arredores um dia já ofereceram condições ambientais favoráveis à vida de micróbios.


Leia mais em iG Ciência:


Curiosity encontra sinais de antigo leito de rio em Marte


Palavras-chave: planeta vermelho , cascalho , presença , cientistas , mistério , zoomin , astronomia , rio , riacho , ciência , transporte , água , sinais , Curiosity , Nasa , fluxo de água ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos