Como a música influência as células

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 26/07/2009 - 17h54

Uma médica espanhola realiza um estudo para investigar como o som influencia na atividade das células-tronco do cérebro. O objetivo é descobrir se a introdução de música nos ambientes pode ou não ajudar na recuperação de pacientes com problemas neurológicos. Para chegar a essas respostas, Neysa Navarro, que também é musicoterapeuta, resolveu fazer experimentos com embriões de ratos.
Nos últimos quatro anos ela se dedicou ao projeto, na Universidade de Valladolid, no centro da Espanha. A equipe fez uma série de testes para saber se a música, por ser um elemento físico, tem alguma diferença comparada ao silêncio ou ao barulho, no que se refere à reprodução e morte de neurônios nas células-tronco. Os resultados concretos devem ser publicados no próximo ano, mas a doutora adianta que as informações preliminares indicam que as células efetivamente reagem de maneira distinta a cada elemento.

Acompanhe as notícias do Brasil e do Mundo no Último Segundo.

Palavras-chave: musica , pesquisa , investigação , neurológicos , estudo , medica , recuperação , pacientes , rato , embriões ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos