Glaciar diminui 1km em apenas um ano no Chile

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 13/12/2011 - 17h27

O glaciar - ou geleira - Jorge Montt, na Patagônia chilena, diminuiu um quilômetro em apenas 12 meses. O fenômeno é comprovado por 1455 fotos tiradas ao longo desse período e depois reunidas em um vídeo realizado pelo Centro de Estudos Científicos de Valdívia, que utiliza o recurso do "time-lapse", ou seja, a passagem do tempo.


A redução da extensão e volume de glaciares é um dos vários modos pelos quais as mudanças climáticas se manifestam em diversas partes do mundo.


O Jorge Montt faz parte de um complexo de glaciares da Patagônia chilena, que tem aproximadamente 350km². Trata-se da terceira maior superfície de gelo em terra firme do mundo, logo após a Antártida e a Groelândia - as duas últimas estão derretendo em ritmo mais lento, enquanto que o complexo chileno está diminuindo em velocidade recorde.


A geleira Jorge Montt já tinha apresentado uma significativa e lenta redução a partir de 1898. Porém, nos anos 90 do século passado, isso passou a ocorrer mais rapidamente - em apenas sete anos, o glaciar perdeu cerca de 11 quilômetros. Agora, essa redução está de novo se acelerando e o Jorge Montt está despejando no oceano uma grande quantidade de icebergs.


A diminuição do glaciar já modificou a paisagem ao seu redor. Um fiorde - grandes entradas do mar em volta de altas montanhas rochosas - de longos 19 quilômetros integra agora a carta geográfica da região, antes inexistente.


Veja também na TViG:


Aquecimento global afeta montanha


Derretimento das geleiras do Ártico


Apelo contra mudanças climáticas


Artista executa obra gigantesca no gelo do Ártico


Nasa encontra vida sob 200 metros de gelo


Descoberto avião soterrado na Antártida


O que há por trás de mudanças climáticas


Aquecimento global afeta gorilas em Ruanda


Leia mais notícias sobre ciência em Último Segundo.


Palavras-chave: Patagônia , iceberg , iceberg , oceano , fiordes , elevação , fiorde , icebergs , chileno , Valdívia , elevação do oceano , clima , transformação climática , temperatura , geleira , gelo , derretimento , geleiras , Groenlândia , Patagônia chilena , Antártida , derretimentos , Jorge Montt , nível , Groelândia , mudanças climáticas , meio ambiente , glaciares , mudança climática , glaciar , time-lapse , Chile , chilena , elevação dos oceanos , tranformações climáticas , vídeo ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos