Inseto tem mecanismo parecido com uma engrenagem

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 16/09/2013 - 15h12

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, encontraram uma estrutura similar a uma roda dentada nas patas traseiras do Issus coleoptratus, inseto que se alimenta de plantas e se movimenta por meio de pulos, como um gafanhoto.

A descoberta da engrenagem, a única conhecida na Natureza, foi relatada em um artigo publicado nesta sexta-feira (13/09) no periódico Science.

De acordo com os pesquisadores, as peças ajudam a sincronizar os movimentos das patas do inseto durante os saltos. Ao se preparar para saltar, os dentes da engrenagem de uma pata se encaixam nos espaços entre os dentes da engrenagem presente na outra pata, impulsionando o pulo. 

Os pesquisadores explicam que a engrenagem está presente apenas nas ninfas, forma intermediária entre a larva e o inseto adulto. Neste, a fricção entre as patas cumpre o papel antes desempenhado pelas engrenagens. 

De acordo com os cientistas, os insetos adultos costumam se livrar de suas engrenagens por questões de sobrevivência: se um dos dentes se quebrar, sua capacidade de se locomover pode ser comprometida. 

Leia mais em iG Ciência.

Palavras-chave: inseto , engrenagens , patas , pata , insetos , mecanismo , engrenagem , pesquisa , pesquisadores , ninfa , ciência , reino unido , universidade , Issus coleoptratus , reuters ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos