Lagartos usam cauda para controlar direção do corpo ao saltar

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 04/01/2012 - 16h22

Diversos animais usam a cauda como estabilizador para dar saltos – o mais conhecido deles provavelmente é o gato. Um estudo publicado nesta quarta-feira (04/01) no periódico científico Nature mostrou que o lagarto africano Agama agama tem a mesma habilidade.


Na verdade, ele vai além: o lagarto consegue literalmente direcionar o corpo ativamente ao pular. “Ficamos surpresos com quão efetivamente ele pode controlar a direção do corpo mesmo durante um comportamento dinâmico tão desafiador [quanto durante o pulo]. É sabido que caudas e anexos podem ajudar no balanço, mas neste caso nos medimos quão sensível o animal todo é a uma perturbação [dessas]”, afirmou ao iG Robert Full, principal autor do trabalho, da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.


Os pesquisadores liderados por Full gravaram e analisaram os saltos dos agama de cabeça vermelha e durante testes que modificavam o equilíbrio do animal ao saltar. Para ratificar o trabalho o grupo construiu um robô do tamanho do lagarto, chamado de “Tailbot”, com uma cauda removível. Os resultados obtidos pelo vídeo e pelo robô combinados com um modelo matemático dão suporte a uma hipótese de mais de 40 anos do paleontólogo John Ostrom (1928-2005).


Leia mais notícias sobre ciências em Último Segundo.

Palavras-chave: saltos , revista , pulos , pulo , Full , pesquisadores , Robert Full , estabilização , lagarto , salto , cauda , Tailbot , cientista , estudo , animal , lagartos , John Ostrom , corpo , pesquisador , ciências , pesquisa , Nature , cientistas , direção , ciência ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos