Nasa adverte sobre interferência de tempestade solar na Terra

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 08/03/2012 - 11h52

A Nasa advertiu que as comunicações na Terra podem ser afetadas nesta quinta-feira (8/03) pela tempestade solar que atinge o planeta.


Duas enormes labaredas solares irromperam no espaço na terça-feira (06/03), conforme detectou o Observatório de Relações Terrestres (Stereo) e o Observatório Solar e Heliosférico (Soho), as duas principais missões da agência espacial americana que estudam o Sol.


A primeira erupção, que foi catalogada como a maior deste ciclo de atividade solar e a segunda maior detectada desde 2006, viaja a mais de 2 mil quilômetros por segundo enquanto a segunda, um pouco mais lenta, cerca de 1.770 quilômetros por segundo.


A Nasa espera que a tempestade eletromagnética originada pela atividade solar alcance nesta quinta-feira a Terra e Marte por volta das 15h25 no horário de Brasília, e em seu percurso passará por várias naves da Nasa como Messenger, que estuda Mercúrio, o telescópio Spitzer e Stereo-B.


Leia mais em iG Ciência:


Nasa adverte sobre interferência de tempestade solar na Terra

Palavras-chave: labaredas , explosões , comunicações , Nasa , explosão , interferência , Terra , observatório , telescópio , Spilzer , agência espacial , solar , planeta , Stereo-B , cientistas , solar , ciência , tempestade solar , sol ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos