Nasa cria "disco voador" para enviar pessoas a Marte

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 04/06/2014 - 18h01

O design redondo — entre seis e oito metros de diâmetro, com capacidade de atingir 4.280 km/h — foi consequência de diversos anos de estudos, visando achar uma solução compatível com a baixa densidade atmosférica do Planeta Vermelho — equivalente a 1% da densidade atmosférica presente na Terra.

Sendo assim, os especialistas decidiram usar um paraquedas gigantesco, que vai atuar como um desacelerador inflável e fazer com que o “disco voador” desacelere suavemente, pousando sem maiores impactos.

Só para você ter ideia, o Curiosity— robô enviado para Marte em 2011 — pesava menos de uma tonelada e exigiu o desenvolvimento de um sistema bastante complexo de aterrissagem, batizado como “guindaste celeste”, gerando muita dor de cabeça aos envolvidos na missão.

O problema é que, para as missões tripuladas do LDSD, calcula-se que as cargas deverão pesar entre 40 e 100 toneladas.

Os primeiros testes do “disco voador” serão realizados no Havaí em junho — outras provas estão previstas para 2015. Era para os testes começarem no dia 3, mas foram adiados por causa das más condições do tempo.

Palavras-chave: marte , planeta , nada , disco voador , discos voadores , humanos , planeta vermelho , agência espacial ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos