Ônibus espacial Endeavour desfila por Los Angeles

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 15/10/2012 - 15h22

O ônibus espacial Endeavour desfilou pelas ruas de Los Angeles, na Califórnia, e foi acompanhado de perto por uma multidão de curiosos, neste domingo (14/10). A nave foi aposentada pela Nasa após 20 anos em operação e agora segue para o Centro de Ciência da Califórnia.


Em sua última missão, em junho de 2011, o Endeavour levou ao espaço um experimento de dois bilhões de dólares financiados por 16 países da América do Norte, Europa e Ásia: o Espectrômetro Magnético-Alfa, que poderá determinar a existência da matéria escura. O equipamento foi instalado com sucesso no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês).


O Endeavour é o ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aeronaves. Foi lançado pela primeira vez em 1992 e acumula doze voos à estação espacial - que ajudou a construir -, 299 dias de operações e o transporte de 173 tripulantes.


Desta última missão, participaram o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori.


Leia mais em iG Ciência:


Aposentado', ônibus espacial Endeavour será exposto na Califórnia

Palavras-chave: estados unidos , estação espacial internacional , desfile , ônibus espacial , endeavour , los angeles , eua , , ônibus , nasa , iss , missão , museu , nave , espaço , espacial , califórnia , ruas , aposentadoria , desfila ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos