Ônibus espacial Endeavour faz último pouso na Flórida

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 01/06/2011 - 10h43

A nave Endeavour aterrissou nesta quarta-feira (01/06) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, ao término de sua última missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) antes de ser retirada de circulação.


A Endeavour pousou no Centro Espacial Kennedy às 2H35 locais (3H35 de Brasília) a uma velocidade de 360 km/h, após uma descida de 65 minutos da órbita terrestre.


Depois da descida em piloto automático, o comandante Mark Kelly assumiu o controle manual do ônibus espacial para o pouso, que exigiu uma manobra de 245 graus.


Pouco depois do pouso, um paraquedas abriu na parte traseira da nave para frear o ônibus espacial.


O Endeavour encerra assim uma viagem de 16 dias ao espaço, dos quais passou quase 11 acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), e sua 25ª e última missão orbital.


Após a chegada da Endeavour, que estreou em 1992, haverá apenas mais uma missão antes do fim da era dos ônibus espaciais americanos.


A última missão está programada para 8 de julho, quando a Atlantis seguirá com sua carga de equipamentos e provisões à ISS.


Leia mais em iG Ciência.

Palavras-chave: Nasa , espaço , missão , Endeavour , Estação Espacial Internacional , ônibus espacial , ISS , nave , pouso ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos