Robô submarino mapeia em 3D ´montanhas` submersas da Antártica

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 17/10/2012 - 14h59

Na última semana (12/10), o navio quebra-gelo da Divisão Antártica Australiana transportou um robô submarino durante expedição ao continente gelado para mapear vales e montanhas que ficam abaixo da superfície do mar antártico.


O equipamento foi utilizado por cientistas para produzir um mapa em três dimensões de um "mundo invertido", que vai ajudar a entender melhor o impacto da mudança climática na Antártica.


Cientistas de oito países fazem parte do projeto, que vai traçar um mundo “invertido” de montanhas e vales, permitindo o acesso a medidas precisas da espessura do gelo antártico.


A Antártica concentra 90% da água doce do mundo em estado sólido e é um dos locais fundamentais para pesquisas que ajudarão a compreender como o ser humano pode vencer os desafios existentes hoje na Terra, afirmam os cientistas.


Leia mais em iG Ciência.

Palavras-chave: montanhas , ciência , exploradores , projeto , cientistas , mapa 3d , integração , 3d , países , reuters , explorador , clima , terra , antártica , impacto , robô , robô submarino , mudanças climáticas ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos