RS acha fóssil de 260 milhões de anos

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 24/03/2011 - 19h48

Uma espécie de animal inédita no planeta foi apresentada nesta quinta-feira (24/03) em Porto Alegre. O fóssil encontrado perto de São Gabriel, no norte do Estado, teria mais de 260 milhões de anos.


Os pesquisadores estavam eufóricos com a apresentação dos ossos do animal que viveu antes dos dinossauros. As escavações foram feitas por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Piauí e da África do Sul, em março de 2009.


O único herbívoro com dentes de sabre do planeta, pertence a Era Paleozóica e seu parente mais próximo foi encontrado na África do Sul há dez anos. É o primeiro registro de um animal desse tipo, que lembra uma capivara com dentes de sabre, que tinha habilidades de mastigar o próprio alimento.


Depois de quase dois anos pesquisando o fóssil, os pesquisadores descobriram coisas curiosas. Além de ser um animal não conhecido até hoje, é o único que possui dentes no céu da boca.


A revista americana Science vai publicar um artigo sobre o fóssil gaúcho na tarde de sexta-feira (24/03).


Leia mais sobre esta descoberta em Último Segundo:


Ancestral de mamíferos com dentes de sabre é descoberto no Brasil

Palavras-chave: descoberta , Universidade deferal do Rio Grande do Sul , Science , fóssil , ciência , animal , artigo , publicação , pesquisas , Band , pesquisadores , UFRGS , Rio Grande do Sul , espécie , revista , São Gabriel ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos