Rússia lança nave Soyuz com 3 astronautas a bordo

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 08/06/2011 - 11h04

A Rússia lançou nesta terça-feira (07/06) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a nave Soyuz TMA-02M, com três tripulantes a bordo.


"A tripulação é integrada pelo cosmonauta russo Sergei Volkov, o astronauta japonês Satoshi Furukawa e o americano Michael Fossum", informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE).


O lançamento aconteceu às 17h15 (horário de Brasília) da base Baikonur, três minutos depois do que estava previsto.


Fossum, um veterano de dois vôos espaciais de 53 anos, acenou para a câmera. Furukawa, de 47 anos, entrou em órbita pela primeira vez, enquanto Volkov, de 38, segue os passos do seu pai Alexander, que passou mais de um ano no espaço sob a bandeira da União Soviética.


O trio vai passar seis meses na estação, período que vai incluir o acoplamento do ônibus espacial dos EUA Atlantis, que vai ser lançado no dia 8 de julho pela Nasa em sua última missão antes que a frota seja aposentada.


Volkov, Furukawa e Fossum serão recepcionados na chegada -- marcada para quinta-feira -- pelo astronauta da Nasa Ron Garan e pelos russos Andrey Borisenko e Alexander Samokutyayev, que estão na estação desde o mês de abril.

Palavras-chave: espaço , astronautas , lançamento , Estação Espacial Internacional , Rússia , nave espacial , tripulantes , foguete , ISS , Soyuz , nave ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos