Veja imagens de raro eclipse solar no Hemisfério Norte

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 21/05/2012 - 14h04

Sol e a Lua se alinharam no domingo ( 20/05) sobre a Terra num raro evento astronômico, o eclipse anular, que obscureceu partes da Ásia e da América do Norte, criando por alguns instantes um anel de fogo no céu.


O fenômeno começou na segunda-feira (21/05) ao amanhecer no sul da China (domingo às 19h06 no horário de Brasília) e seu campo de visibilidade se moveu rapidamente para o leste até a costa sul do Japão.


O anel foi visível durante quatro minutos para quem estava bem no centro da faixa terrestre voltada para o fenômeno.


Por volta das 7h30 da segunda-feira, horário local (19h30 do domingo em Brasília) o fenômeno teve início no céu de Tóquio. A Lua cobriu o Sol e tapou 94% de sua superfície, desenhando um anel.


Mais de 80 milhões de japoneses, entre eles 35 milhões da região de Tóquio, admiraram este eclipse solar anular. Na capital japonesa, o evento só se repetirá com estas características dentro de três séculos e a última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto foi há 173 anos, em setembro de 1839.


Leia mais em iG Ciência:


Eclipse com "anel de fogo" escurece o Hemisfério Norte

Palavras-chave: japão , fenômeno , eclipse anular , hemisfério norte , solar , zoomin , astronomia , planeta , lua , planetas , espectadores , superfície , raro , eclipse , sol , ciência , luz , total , estados unidos , ásia , europa ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos