Ventos cancelam salto de austríaco que tenta romper a barreira do som

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 10/10/2012 - 17h40

Felix Baumgartner pretendia se transformar nesta terça-feira (9/10) no primeiro humano a romper a barreira do som em um salto estratoférico em queda livre. O feito, porém, foi cancelado por conta do excesso de vento.


A missão foi interrompida às 14h45 (de Brasília), duas horas após o início dos preparativos para inflar o balão no qual Baumgartner subiria à estratosfera, em Roswell (Novo México, EUA).


Cerca de 150 cadeias de televisão transmitiram os preparativos e a aventura. O austríaco já estava dentro da cápsula do balão que o levaria até 36.765 metros, quando os ventos voltaram a ganhar força e interromperam a tentativa.


O projeto já teve que ser adiado um dia antes devido às condições meteorológicas desfavoráveis.


O balão no qual ele subirá à estratosfera tem uma altura de 180 metros e seu tecido, desdobrado, cobriria 16 hectares. A velocidade do vento não pode superar 5 km/h senão o tecido do balão, de apenas 0,002 centímetros de grossura, pode se romper.


Com este experimento, Baumgartner espera bater quatro recordes: ser o primeiro ser humano a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica, a saltar de paraquedas do local mais alto, a realizar a queda livre mais longa e subir de balão no ponto mais afastado da terra.


Veja também na TViG:


Paraquedista se prepara para quebrar recorde de salto livre

Palavras-chave: austríaco , barreira do som , balão , paraquedas , Felix Baumgartner , vento , ventos , reuters , salto , paraqueda , meteorologia , red bull , paraquedas , queda livre , queda , estratosfera , austríaco ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos