Vídeo mostra como ciclone ajudou a derreter gelo no Ártico

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Ciência | 24/09/2012 - 14h45

A Nasa – a agência espacial americana – divulgou na última quarta-feira (19/09) um vídeo que mostra como um ciclone ajudou a derreter as camadas de gelo mais finas do Ártico.


Em 2012, a cobertura de gelo na região atingiu a menor extensão já medida pelos institutos de pesquisa.


De acordo com a agência, o ciclone se formou na costa do Alasca, e se moveu para o centro do Ártico em 5 de agosto. Em poucos dias, os ventos quebraram parte do gelo marinho no norte do Mar de Chukchi, empurrando-o para o sul, onde as águas são mais quentes. O resultado é que grande parte do gelo se derreteu por completo.


Segundo os pesquisadores da Nasa, o ciclone teve um papel importante no recorde do degelo do Ártico. Mas eles ressaltam que, se a mesma tempestade ocorresse décadas atrás, não causaria tanto dano. Isso poque atualmente a camada de gelo está muito mais fina do que o normal, o que é interpretado com um claro sinal do efeito das mudanças climáticas.


No vídeo, a velocidade dos ventos é representada por cores – os traços em vermelho representam ventos mais fortes.


Leia mais em iG Ciência:


Gelo do Ártico registra nível mais baixo

Palavras-chave: eua , espacial , temperatura , geleira , quente , cobertura , mar de chukchi , vento , clima , derretimento , derreter , estados unidos , correntes , ciclone , norte-americana , alasca , climáticas , nasa , reuters , ventos , degelo , gelo , climática , elevação , mar , corrente marítima , americana , costa , agência , camada , ártico ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos