Indianos fazem greve geral contra a inflação

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Economia | 29/02/2012 - 12h40

Milhões de indianos saíram às ruas nas principais cidades da Índia, nesta terça-feira (28/02), para apoiar a greve geral proposta pelos onze principais sindicatos do país e que contou com o apoio de mais de 500 organizações.


Os manifestantes protestam contra a alta dos preços e pedem uma reforma para proteger os direitos trabalhistas. Trata-se da maior mobilização popular ocorrida no país nos últimos anos.


O volume dos protestos não chegou a afetar a vida das duas principais cidades da Índia, Nova Délhi e Bombaim, mas enfraquecem o governo de Manmohan Singh, acusado de não ter colocado em prática as reformas prometidas durante a eleição de 2009, vencida pelo Partido do Congresso, que comanda a coalizão de centro-esquerda no poder.


A cidade de Calcutá (ao leste), e a região de Kerala, no sul, no entanto, foram os locais de mais forte mobilização. Bancos, estabelecimentos comerciais, transportes públicos e escritórios se encontram fechados.


A inflação na Índia, é aumentada principalmente pela alta dos preços do petróleo, e chegou a 9% em dezembro de 2011, o que prejudicou principalmente a parcela mais pobre da população, que tem dificuldade em conseguir consumir os produtos mais básicos.


Para tentar conter o avanço dos preços, o Banco Central atacou a política monetária, estrangulando o crescimento.


Com a medida, as previsões de aumento do PIB para o ano fiscal, que termina no fim de março, foram revistos para baixo, em 7%. Como resultado, em janeiro a inflação chegou a 6,5%, aumentando as esperanças de uma flexibilização do crédito.


Em um país onde a economia informal é responsável por cerca de 80% dos ativos, os manifestantes também protestaram contra o que classificam como uma “política anti-trabalho” do governo.


A greve teve grande adesão nos setores bancários e de transportes – exceto pelos taxistas, que se opuseram à greve.


Leia mais em iG Economia.

Palavras-chave: economia , transporte , Índia , manifestação , inflacionar , greve geral , greve , sindicatos , preços , grevistas , inflação , indiana , protesto , manifestantes , centro-esquerda , grevista , bancos , setores , indianas , leis trabalhistas , crise , reforma , preço , greves , indiano , reformas , Reuters , sindicato , indianos , lei , leis , protestos , governo , manifestante ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos