Nelson Mandela vai estampar novas cédulas na África do Sul

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Economia | 13/02/2012 - 14h32

A África do Sul vai ter novas notas até o final de 2012 com a efígie de Nelson Mandela, o primeiro chefe de Estado eleito em democracia no país, em 1994.


A nova série de notas foi anunciada neste sábado (11/02) pelo presidente Jacob Zuma, no dia em que se comemoram 22 anos da libertação de Mandela.


A figura do antigo presidente vai substituir uma série de notas (de 10, 20, 50, 100 e 200 rands) que têm como tema os cinco grandes do reino animal africano – o elefante, o búfalo, o leopardo, o leão e o rinoceronte.


As notas estão ainda em fase de concepção e produção, mas Jacob Zuma, que apresentou a homenagem a Mandela no banco central sul-africano, em Pretória, mostrou aos jornalistas o modelo das notas de 50 rands. “Com este gesto modesto”, o país quer prestar “gratidão” a Mandela, afirmou.


“Estas notas permitem-nos recordar o que fizemos para continuar o nosso caminho no sentido de uma sociedade mais próspera”.


Leia mais notícias em iG Economia.

Palavras-chave: bancos , banco , BC , banco central , africanos , cédula , estampa , rands , Banco Central , apartheid , homenagem , dinheiro , rand , anti-apartheid , cédulas , África do Sul , notas , Jacob Zuma , África , Mandela , Pretória , nota , líder , efígie , chefe de estado , Reuters , Nelson Mandela ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos