Marcha de estudantes no Chile é marcada por confronto com a polícia

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Educação | 28/09/2012 - 15h23

As ruas de Santiago foram palco nesta quinta-feira (27/09) de uma nova marcha de estudantes, realizada antes das discussões sobre o orçamento de 2013.


A passeata, convocada pelos alunos do ensino médio com apoio dos universitários, foi marcada por violentos confrontos entre os manifestantes e a polícia.


Um mês após outra manifestação na capital chilena, os estudantes buscavam retomar a queda-de-braço com o governo para exigir uma reforma do modelo educativo e o fortalecimento do ensino público. A Assembleia Coordenadora de Estudantes do Ensino médio (Aces) calculou que mais de 70 mil pessoas se somaram à mobilização.


Os manifestantes se reuniram em frente à Universidade de Santiago do Chile (Usach) e começaram a caminhar pela Alameda, a principal avenida da cidade.


Os incidentes começaram poucos minutos depois do início da manifestação. Grupos de jovens encapuzados lançaram pedras contra os policiais e tentaram arrancar as cercas instaladas para impedir que os manifestantes seguissem caminhando em direção ao palácio presidencial.


A polícia repeliu os ataques empregando jatos de água e gás lacrimogêneo e a coluna de manifestantes se partiu em duas.


A maioria dos presentes conseguiu chegar ao ponto no qual se realizou um ato cultural. Muitos jovens, no entanto, ficaram presos na Alameda, rodeados por grupos de encapuzados que enfrentavam policiais em ruas divisórias.


Devido a denúncias de repressão e abuso, incluindo sexual, pelos policiais contra os estudantes durante as manifestações, observadores e representantes do Instituto Nacional de Direitos Humanos acompanharam a marcha para verificar o estado dos detidos.


Leia mais em iG Educação.

Palavras-chave: protesto , polícia , marcha , estudantes , chileno , reuters , universitários , manifestante , confronto , ativistas , chile , manifestação , ativista , universidade , chilenos , passeata , manifestantes , chilena , protestos , policial , estudante , chilenas ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos