Ataques motivados por vingança podem aumentar após morte de Bin Laden

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 02/05/2011 - 21h13

A morte de Osama Bin Laden custou a Al-Qaeda o principal líder do terror, mas dirigentes afegãos e paquistaneses advertem que o fim do terrorista não vai acabar com as ramificadas redes militantes nos dois países, onde ataques motivados por vingança podem aumentar.


Osama bin Laden se tornou o homem mais procurado do mundo depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York e Washington, que mataram quase três mil pessoas.


Após dez anos de caça ao homem, seu fim chegou no Paquistão depois de os Estados Unidos lançarem uma operação contra seu esconderijo. O local ficava a menos de duas horas de carro da capital Islamabad, levantando suspeitas de que alguns oficiais do país sabiam da localização há algum tempo.


“Somos contra o terrorismo e o extremismo. O Paquistão já sofreu demais e milhares de crianças inocentes, mulheres e soldados já se sacrificaram”, declarou Yousuf Raza Gilani, primeiro-ministro paquistanês.


No Afeganistão, o anúncio foi mais bem-recebido. Os atentados de Bin Laden contra os Estados Unidos fizeram o país mergulhar em uma guerra em 2001, após o regime taliban negar entregar o terrorista. Depois de quase dez anos de sangrenta batalha entre forças de coalizão e insurgentes, os habitantes de Cabul continuam cautelosos.


O presidente do país, Harmid Karzai, comemorou as notícias e pediu aos militantes que rompam as relações com a insurgência. “Peço aos talibãs que aprendam com a lição e parem de lutar”, disse.


Mas muitos observadores não apostam nisso. Líderes do mundo todo pedem por uma maior vigilância, advertindo que a Al-Qaeda pode querer se vingar com novos ataques.


Leia mais em Último Segundo:


Ayman al-Zawahiri passa a ser o homem mais procurado do mundo


Veja também na TV iG:


Vídeo conta história de última resgatada do 11 de Setembro


Marco Zero dez anos após o 11 de setembro


Em visita a uma escola, George W. Bush recebe a notícia dos atentados de 11 de setembro


Restos mortais nos escombros do WTC





Palavras-chave: terrorismo , paquistão , sucessor , osama bin laden , presidente , osama , afp , obama , barack obama , estados unidos , al-qaeda , eua , ameaças , bin laden , morte , terrorista , ataques , terroristas , sucessores , vingança ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos