Autor de atentado que matou 202 em Bali é julgado

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 13/02/2012 - 12h26

Um tribunal da Indonésia começou nesta segunda-feira (12/02) a julgar um dos autores dos atentados de 2002 na ilha de Bali, o islamita indonésio Umar Patek, acusado de assassinato premeditado, fabricação de explosivos e posse de armas.


O acusado é um dos supostos cabeças da organização terrorista Jemaah Islamiya (YI), considerada o braço da Al-Qaeda no Sudeste Asiático, e responsável pelos atentados mais sangrentos da região na última década.


Patek, 45 anos, pode enfrentar a pena de morte se for considerado culpado de preparar as bombas que causaram 202 mortes ao explodir em uma região de bares e restaurantes e próxima ao consulado dos Estados Unidos em outubro de 2002.


Na primeira audiência do julgamento, na qual mais de 250 policiais e militares cuidaram da segurança, o promotor Fri Hartono disse que o acusado aceitou um convite do terrorista Imam Samudra para participar dos ataques de Bali. "Samudra lhe pediu que preparasse os explosivos para as bombas e ele aceitou", afirmou a acusação.


O indonésio Samudra foi executado em 2008 por ser um dos responsáveis pelos atentados de Bali, junto com outros dois cúmplices, Amrozi e Ali Gufron.


Os promotores também indicaram Patek como envolvido na série de explosões em igrejas cristãs de Jacarta na noite do dia 24 de dezembro de 2000, quando morreram 20 pessoas, e no fornecimento de armas a um acampamento terrorista na província de Aceh, no norte da ilha de Sumatra.


O islamita, que vestia uma túnica, calças e um "taqiyah" (chapéu muçulmano) brancos, escutou e leu em silêncio com a ajuda de óculos as 29 páginas da acusação.


Leia mais em Último Segundo.

Palavras-chave: Jacarta , islâmico , vitima , indonésio , júri , policiais , bombas , segurança , terrorismo , armamento , ilha , explosão , ilha de Bali , terrorista , mortes , explosivo , atentado , consulado , Bali , artefato , Al-Qaeda , indonésia , Jemaah Islamiya , posse de armas , tribunal , policial , acusação , bomba , julgamento , premeditação , Reuters , assassinato premeditado , vítimas , explosivos , arma , atentado , defesa , Umar Patek , assassinato , morte , fabricação , escolta , juiz ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos