Cai número de peixes grandes, diz pesquisa

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 25/04/2011 - 14h39

Pesquisa nos Estados Unidos afirma que, apesar das cotas que limitam a pesca, o número de peixes grandes está caindo. Os tipos mais capturados, como salmão, atum, bacalhau, entre outros, podem se tornar, em breve, uma iguaria do passado, sendo substituídos por variedades da piscicultura.


Para muitos, a pesca comercial com rede de arrastão é a principal culpada por dizimar grandes peixes. "Eles estão acabando com os peixes pequenos. Estão levando a comida, sabia? Estão pegando haddock também, eles estão matando todo o haddock”, diz Ralph St.Croix, pescador.


O alarme sobre o problema soou pela primeira vez em 1995, quando foram criadas as cotas limitando a pesca. Algumas espécies, como o bacalhau, reapareceram lentamente. Mas os ambientalistas afirmam que para a recuperação total será necessária a criação de leis mais eficazes e reais por parte da indústria.


"Não é apenas a pesca nacional que está prejudicando a todos nós, mas também os países que dão refúgio aos barcos que saem ilegalmente com peixes", afirma Peter Shelley, advogado da Fundação de Leis para Conservação.


Se por um lado a oferta de peixe está diminuindo, por outra o gosto mundial por frutos do mar vem crescendo. Muitos fornecedores estão investindo na piscicultura - responsável hoje por quase metade dos peixes consumidos nos Estados Unidos.


Segundo Hauke Kite-Powell, piscicultor do Woods Hole Oceanographic Institute, a demanda por produtos do mar é muito maior do que o oceano pode oferecer. "Por isso, a única maneira de produzir mais é através do cultivo, assim como fazemos com animais terrestres”, explica.


Mas os piscicultores levantam a polêmica, especialmente com relação ao uso de antibióticos. Os produtores estão se esforçando para obter comida para suas criações, uma vez que o principal ingrediente, os pequenos peixes selvagens, estão cada vez mais difíceis de serem encontrados.


Leia mais notícias sobre o Brasil e o mundo em Último Segundo.


Palavras-chave: atum , salmão , pesquisa , reuters , peixes , bacalhau , estados unidos , eua , piscicultura , espécies , extinção ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos