Cinegrafistra amador registra imagens do tsunami nas ilhas Salomão

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 06/02/2013 - 11h59

Um vídeo amador mostra as primeiras imagens registradas após o tsunami que atingiu as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul. As ondas gigantes foram provocadas após um terremoto de 8 graus na escala Richter. O forte sismo foi registrado à 12h12 local (23h12 de Brasília), a 5 km de profundidade no mar na província de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

 

O tsunami, com ondas de 90 cm, destruiu três aldeias próximas a Lata, a capital provincial, que foi a área mais atingida pela catástrofe natural.
O tremor ocorreu a 347 km da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de várias réplicas de até 6,6 graus. Desde terça-feira (05/02), a região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2 graus.

 

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus causou 52 mortes nas Ilhas Salomão, formadas por cerca de 1 mil ilhas e com uma população de 523 mil pessoas.
O arquipélago fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.

 

Leia mais em Último Segundo:

Forte terremoto provoca tsunami e destruição nas Ilhas Salomão

Palavras-chave: tsunami , ilhas Salomão , destruição , imagens , ondas gigantes , terremoto , tremor , abalo , devastação , Pacífico Sul , vídeo , Santa Cruz , sismo , mortes , vítimas , arquipélago , Oceania , Anel de Fogo , atividade ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos