Crianças querem vingar morte de Bin Laden

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 09/05/2011 - 19h39

Crianças paquistanesas, incluindo as de famílias ricas, agora sonham vingar a morte de Osama Bin Laden. Em uma escola islãmica do país, as crianças aprendem que Osama Bin Laden foi um herói do Islã.


A maneira como os Estados Unidos lideraram a operação, que matou o chefe da Al-Qaeda, indignou e chocou um grande número de alunos.


Segundo o estudante Mohammad Tofail, de 15 anos, presidente dos Estados Unidos, Obama mandou seus homens para o Paquistão e violou as regras do país.


"Ele tem origem muçulmana, o nome dele é Barack Hussein Obama, e, apesar disso, não deu a Osama o funeral que o líder merecia. Jogou-o no mar. Eu fiquei muito triste. Isso nos deixou com raiva", indigna-se Mohammad.


A raiva dos jovens vai além dos portões das Madrassas, as escolas onde se aprendem Alcorão. A política externa americana já era impopular entre muitos paquistaneses. Para alguns, agora, a morte de Osama só reforçou o sentimento.


"Osama bin Laden desenvolveu uma mentalidade, uma ideologia, e as gerações mais novas foram afetadas. Não existe educação adequada no Paquistão. A maioria dos alunos vai para os seminários. Então, naturalmente, se eles não são educados e se o socialismo no país não ocorrer, essa mentalidade pode ganhar lugar", declara Farzana Anis, médica residente de Abbottabad, cidade onde o terrorista foi morto.


Mesmo as crianças de famílias abastadas de Abbottabad, que estudam nas escolas que não seguem os ensinamentos islâmicos, vêem a invasão dos Estados Unidos como um ataque à sua nação.


"Nós vamos vingar a morte de Osama Bin Laden. Vamos travar uma luta e vamos ganhar. Vamos ganhar dos americanos", afirma Bilal Umar, estudante em uma escola pública da cidade. Abbas Khan, outro estudante, diz que quer crescer para ser como o líder da rede terrorista Al-Qaeda.


Leia mais em Último Segundo:


Paquistão vaza nome de diretor da CIA em Islamabad

Palavras-chave: paquistão , alcorão , barack obama , islamismo , osama , eua , osama bin laden , vingança , terrorista , terrorismo , islã , madrassas , afp , alunos , crianças , al-qaeda , terroristas , presidente , morte , estudantes , abbottabad , bin laden , estados unidos , obama ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos