Ditadores na lista de convidados geram polêmica

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 27/04/2011 - 15h14

A lista de convidados do casamento do príncipe William e Kate Middleton está gernando um intenso debate. A maioria dos monarcas do golfo, assim como outros que subiram ao trono, como Mswati III, rei de Suazilândia, foi convidada.


A pergunta que se faz é: era mesmo necessário convidar todos as monarquias do Golfo Pérsico? Apesar da sangrenta repressão a manifestantes contrários ao regime em seus países, praticamente todos os reis do Golfo foram convidados para a cerimônia.


Uma delas, porém, não estará presente, para alívio de muitos: a família real de Bahrein. Após nossos protestos da semana passada, o príncipe de Bahrein de repente decidiu não vir ao casamento. Ele foi convidado, estava na lista e havia aceito. Foi um equívoco enorme da rainha. Estou feliz que não venha, mas horrorizado que sete ditadores reais ainda figurem da lista de convidados”, indigna-se Peter Tatchell, militante de direitos humanos.


Entre os monarcas convidados está o controverso rei da Suazilândia, que também enfrenta movimento de protestos em seu país.


Alguns ausentes também geraram discussão, como o ex-premiê trabalhista Tony Blair e o seu sucessor Gordon Brown. Já os ex-primeiros-ministros conservadores receberam convites. O Palácio de Buckingham diz que as razões são meramente protocolares, mas muitos dizem que é um inoportuno sinal das preferências políticas da rainha Elisabeth II.


A maioria dos 1.900 convidados é muito consensual e vai desde ao proprietário do pub do povo de Kate, a David Beckham, passando por Elton John, grande admirador de Diana.


Os curiosos que já começam a se instalar em frente à abadia de Westminster também poderão ver o príncipe Alberto de Mônaco e a noiva Charlene Wittstock – o futuro casal real do ano.


Saiba mais sobre o casamento real no especial de iG Gente.

Palavras-chave: absolutistas , lista , kate middleton , bodas , matrimônio real , kate , matrimônio , príncipe william , bodas reais , afp , william , reino unido , ditadores , reis , convidados , inglaterra , casamento , casamento real , príncipe ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos