EUA recebem apoio no Afeganistão

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 01/04/2009 - 09h15

A conferência internacional sobre o Afeganistão apoiou nesta terça-feira por unanimidade a estratégia lançada pelo presidente americano, Barack Obama, para modificar a ação estrangeira no país asiático.

A reunião de Haia durou apenas um dia e reuniu mais de 90 países e instituições.

Foi proposta pelos EUA e organizada pela ONU, com o objetivo de fortalecer o novo enfoque de Washington, concentrado em manter o esforço militar, mas, ao mesmo tempo, aumentar a ajuda econômica.

A secretária de estado americano Hillary Clinton também aprovou as tentativas de reconciliação do governo afegão com membros do Taleban que abandonarem a violência.

No discurso, o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Mahdi Akhounzadeh, mostrou sua disposição em trabalhar em projetos para o controle da fronteira comum com o Afeganistão e a luta contra o tráfico de drogas.

Mas o Irã também criticou plano norte-americano de enviar mais tropas ao país – reafirmando a opinião de Teerã sobre a presença de soldados estrangeiros na região.

O presidente afegão Hamid Karzai,afirmou ainda que a cooperação dos países vizinhos é imprescindível para conseguir a vitória sobre o terrorismo taleban.

Palavras-chave: afeganistão , recebem , apoio , taleban , terrorismo , hillary clinton , eua , cúpula ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos