Flagrante: marinheiros atiram em piratas da Somália

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 16/04/2012 - 13h53

As recentes capturas de navios de grande porte por piratas da Somália chamaram a atenção para o problema que atinge a região conhecida como Chifre da África. Por conta disso, marinhas de vários países deslocam forças para o local.


Trata-se de uma das mais importantes vias de navegação do mundo e também a mais perigosa, com 30% de todos os ataques de piratas do planeta.


Os piratas são muito eficientes no que fazem. Eles administram operações sofisticadas, usando os mais modernos equipamentos de alta tecnologia, como telefones por satélite e aparelhos de GPS.


Eles também possuem armamentos como lança-granadas e rifles AK-47, e contam com a ajuda de contatos posicionados em portos do Golfo de Áden (entre a Somália e o Iêmen), que os avisam sobre a movimentação dos navios.


Os piratas usam lanchas com motores potentes para se aproximarem de seu alvo. Às vezes, essas lanchas são lançadas de embarcações maiores posicionadas em alto mar.


Para se apoderarem dos navios, os piratas primeiro usam ganchos e barras de ferro - alguns também disparados por armas - e sobem até o convés usando cordas e escadas. Em algumas ocasiões, eles disparam contra os navios para forçá-los a parar, o que facilita sua tomada.


Os piratas tratam os navios, sua carga e seus tripulantes como reféns e exigem o pagamento de um resgate. O dinheiro que recebem é muito em um país onde não há emprego e onde quase metade da população precisa de alimentos, depois anos de vários conflitos civis.


Para se proteger dos ataques, os navios contratam seguranças particulares que não se intimidam de atirar nos piratas.


Leia mais notícias do Brasil e do mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: somália , flagrante , pirataria , navio , tiros , flagra , zoomin , barco , ataques , somalis , pirata , sequestro , embarcação , sequestro , tiro , segurança , metralhadora , saques , lancha , piratas , dinheiro ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos