Forças de segurança do Egito e manifestantes se enfrentam no Cairo

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 29/06/2011 - 11h05

Forças de segurança egípcias e manifestantes entraram em confronto pelo segundo dia no centro do Cairo, nesta quarta-feira (29/06), em cenas que não eram vistas desde a revolta que derrubou o ex-presidente Hosni Mubarak, em fevereiro.


Os participantes do protesto reclavam do que consideram um julgamento lento dos responsáveis pela repressão durante os 18 dias de manifestação que levaram a renúncia do ditador.


A polícia de choque foi mobilizada em torno do Ministério do Interior e usaram gás lacrimogêneo para manter os manifestantes à distância. Eles responderam com pedras e bombas.


Muitos dos manifestantes são parentes das cerca de 850 pessoas mortas durante a revolta. Os confrontos deixaram as ruas cheias de pedras e detritos e uma nuvem de gás lacrimogêneo se formou sobre a área.


Os manifestantes gritavam "abaixo à junta militar", em referência aos militares que governam o país desde a queda de Mubarak e que devem permanecer na função até as eleições presidenciais, previstas para setembro. Os choques chegaram a parar depois que o ministro do Interior, Mansour el-Essawy, ordenou a retirada das forças de segurança.


Segundo um engenheiro que se identificou apenas como Nourredine, os confrontos começaram depois que forças de segurança retiraram um grupo de parentes de manifestantes mortos que estavam em frente à sede da TV estatal.


- Desde então, os enfrentamentos cresceram - disse.


Depois dos choques de terça-feira, os manifestantes voltaram a se reunir de noite, em frente ao ministério, onde dois deles teriam sido detidos durante o dia. A violência desta quarta-feira foi em escala menor que a dos confrontos na noite anterior.


Dezenas de manifestantes e policiais ficaram feridos nos confrontos dos dias, mas até o momento não hánúmeros exatos disponíveis.


Leia mais notícias do Brasil e do mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: bombas , julgamento , ex-presidente , confronto , pedras , ditador , Cairo , Egito , manifestação , Hosni Mubarak , repressão , manifestantes , conflito , praça ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos