Foto de Bin Laden que gira o mundo é falsa

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 02/05/2011 - 21h24

Uma foto do rosto inchado de um homem, apresentada como sendo de Osama bin Laden, foi divulgada nesta segunda-feira (02/05), pelas televisões paquistanesas e depois pelo mundo inteiro. Mas o retrato é uma farsa admitida pela mídia do Paquistão, que a retirou do ar.


“Há algo que salta aos olhos. Aqui temos uma foto que é supostamente de um cadáver e lá temos uma foto de alguém vivo. É um pouco surpreendente constatar que temos de um lado alguém que está falando, uma foto estática de alguém falando, e de outro este mesmo sorriso. De primeira não atribuímos importância, mas com costume e tempo, isso salta aos olhos", afirma Cyrille Cadet, chefe do laboratório de imagem da Agência France Presse (AFP).


Segundo o especialista, é necessário considerar que na foto - que gira o mundo - os cabelos não possuem a mesma nitidez dos pêlos da barba. "Podemos rapidamente perceber que no mesmo plano temos fios de cabelos que são relativamente bem definidos e pêlos de barba que não, que parecem uma mousse, não estão nada definido".


Para Cadet, a obra foi de alguém que domina provavelmente o Photoshop, mas que não tem domínio de luz e renderização. "Pode-se conhecer um software, saber brincar com os filtros, mas isso não significa habilidade para deixar a imagem nítida, real”, disse.


Leia mais notícias sobre o Brasil e o mundo em

Último Segundo.




Palavras-chave: estados unidos , terrorismo , presidente , osama , falsa , foto , eua , morte , obama , barack obama , terroristas , osama bin laden , bin laden , photoshop , afp , terrorista , falsificação , al-qaeda ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos