G8 discute segurança nuclear e primavera árabe

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 26/05/2011 - 21h53

A presidência do G8 havia preparado um encontro de rotina sobre a internet e a sociedade da informação futura, mas importantes eventos mundiais dos últimos meses reformularam drasticamente a agenda do grupo, em Deauville.


O foco agora é segurança nuclear no mundo, uma das principais preocupações após a catástrofe do reator de Fukushima. O país anfitrião não tem intenção de abandonar a política pró-nuclear, mas outros, como a Alemanha, defendem o fim da energia atômica.


A chamada primavera árabe, uma série de revoltas democráticas radicais no norte da África, também está no topo do cronograma. Apesar de algumas rápidas vitórias, ainda há o impasse na Líbia com o coronel Kadafi. Os líderes querem também que a Síria coloque um fim à violenta repressão.


“Quando dizemos que Kadafi precisa ir embora, queremos dizer que precisa abandonar o poder. Quanto mais cedo sair, mais opções terá”, declarou Nicolas Sarkozy, presidente francês.


O presidente americano, Barack Obama, não esperou a cúpula para anunciar um pacote multibilionário aos países árabes – uma precipitação que ofuscou o presidente francês Nicolas Sarkozy e causou certa irritação à delegação do país.


Outros tópicos foram as eleições africanas e outros casos recentes, como o escândalo do ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), o FMI, Dominique Strauss-Kahn.


O encontro deve ainda discutir a sucessão ao cargo da insituição e a candidatura da ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, uma das favoritas.


Longe da cúpula, as primeiras-damas eram recebidas por Carla Bruni, que agora está visivelmente grávida. Os rumores de sua gravidez foram confirmados pelo pai de Sarkozy, mas nenhum anúncio oficial havia sido dado. Agora, isso não será mais necessário.

Leia mais em Último Segundo:


Levantes árabes dominam discussões em encontro do G8


Palavras-chave: G8 , energia nuclear , usina nuclear , levantes , FMI , barack obama , discussão , AFP , usinas nucleares , discussões , obama , árabes , frança , reunião , fukushima , debate , christine lagarde , debates , líbia , nicolas sarkozy , sarkozy ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos