Helicóptero mais rápido do mundo bate novo recorde

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 18/06/2013 - 12h24

O helicóptero híbrido X3 da Eurocopter abriu as fronteiras da aviação ao atingir um marco de velocidade de 255 nós, o equivalente a 472 km/hora em um voo nivelado operado na França, no início do mês de junho de 2013.

Alguns dias antes desta conquista, o X3 já havia atingido uma velocidade de 487 km/hora durante uma descida. Com estes dois sucessos, o X3 supera os recordes de velocidade já registrados para um helicóptero.

O registro aconteceu durante voo de 40 minutos na região de Istres, sul da França, a cerca de 10.000 pés de altitude.

O X3 conta com motor RTM 322, o mesmo que impulsiona o NH90. Incorpora um FADEC adaptado aos requisitos deste demonstrador de alta velocidade. Este conceito é bem adequado para missões que requerem longos voos em altas velocidades, mantendo a capacidade de decolagem vertical e capacidade de pairar - tudo a um custo muito acessível.

A Eurocopter prevê uma ampla gama de potenciais aplicações para a sua configuração híbrida, incluindo busca de longa distância e operações de salvamento (SAR), missões da guarda costeira, patrulha de fronteira, transporte de passageiros e transporte aéreo offshore, juntamente com serviços de transporte intercidades.

A combinação de altas velocidades de cruzeiro e excelente desempenho VTOL também é bastante adequada para missões militares, como operações de forças especiais, transporte de tropa, combate SAR e evacuação médica. 

Leia mais notícias do Brasil e do mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: zoomin , helicóptero , voo , rapidez , velocidade , recorde , voo mais rápido do mundo , helicóptero mais rápido do mundo , frança , X3 , passageiros , conquista , salvamento , transporte , missões militares , cruzeiro , eurocoptero , altitude , registro , istres , sul da frança , europa , rtm 322 , voos ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos