Manifestantes protestam na capital líbia contra ex-rebeldes

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 08/12/2011 - 14h02

Centenas de moradores e policiais em Trípoli protestaram nesta quarta-feira (07/12) contra os ex-rebeldes que derrubaram Muamar Kadafi e ainda estão acampados na capital com armas.


Homens, mulheres e crianças, carregando bandeiras líbias se reuniram na Praça dos Mártires em um protesto organizado pelo conselho da cidade e apoiado pelo governo interino.


Na terça-feira (06/12), o governo interino deu seu firme apoio a um prazo final de duas semanas para as milícias deixarem Trípoli, reforçando uma ameaça do conselho de bloquear a cidade, se eles não saírem, no dia 20 de dezembro.


As milícias, a maioria de cidades de Misrata e Zintan, participaram da libertação de Trípoli em agosto e estão na cidade desde então, frequentemente ocupando prédios para usá-los como quartéis-generais. Elas criaram postos de controle nas principais ruas e também em instalações como no aeroporto internacional da capital.


As pressões para desarmar os ex-rebeldes em Trípoli aumentaram depois de a imprensa local ter relatado vários conflitos entre facções nas últimas semanas.


No dia 5 de outubro, os novos líderes do país ordenaram que todas as armas pesadas fossem retiradas de Trípoli, alertando que a presença prolongada deles poderia passar uma imagem ruim da revolução que derrubou e matou Kadafi.


Leia mais notícias do Brasil e do mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: governo , líbio , manifestação , cidade , Muamar Kadafi , Muamar , protesto , conselho nacional de transição , governo interino , manifestantes , conselho , Líbia , líder , Kadafi , transição , Reuters , rebeldes , ditador , milícias , revolução , nacional , retirada , milícia , ex-rebeldes , Trípoli , ex-líder , protestos , ex-ditador , líbios ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos