Marroquinos pedem liberdade de expressão

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 31/03/2011 - 16h09

Com o apoio de integrantes do Movimento da Juventude 20 de Fevereiro, dezenas de jornalistas foram protestar nesta semana (28/03) diante da Sociedade Nacional de Rádio e Televisão. O que une os dois grupos é o desejo comum por maior liberdade de expressão.


“Vivemos em um estado censurado, e é hora de mudar isso, porque não há nada mais para se esconder”, afirmou Zoubir Bargach, jornalista da televisão pública do Marrocos.


Em março, a segunda rede de televisão mais famosa do país - também estatal - causou surpresa ao convidar o vice-presidente da Associação Marroquina dos Direitos Humanos. Em horário nobre, Abdelhamid Amine pediu que as pessoas deixassem de abaixar a cabeça para a realeza.


“Deveriam acabar com esse cerimonial de beijar a mão, além de beijar os ombros e se curvar [diante da realeza]. As pessoas deveriam andar de cabelça erguida. Queremos que isso seja anunciado oficialmente. Queremos dignidade”, disse Amine.


Durante protestos populares nas últimas semanas, milhares de pessoas exigiram uma nova constituição – um novo desafio para o rei, cujos súditos nunca antes tinham se expressado com tanta firmeza.

Segundo estes jornalistas, uma mudança é necessária, e rápido.


“Uma mudança radical é necessária. A mídia estatal deveria prestar um serviço público. Eles são financiados pelos contribuintes e acredito que os contribuintes deveriam se ver na mídia, ver a verdade, a realidade”, afirmou Younes Mouja, secretária-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas no Marrocos.


Leia mais sobre o Brasil e o mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: imprensa estatal , mudanças , jovens , liberdade , jornalista , afp , protesto , expressão , protestos , mídia estatal , manifestação , jornalistas , estado , realeza , mainfestações , rei , rádio , televisão , mídia , liberdade expressão , constituição , televisão pública , marrocos , imprensa , direitos humanos , monarquia , mudança ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos