Obama recebe primeiro-ministro do Iraque

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 23/07/2009 - 10h37

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira (22) que o governo do Iraque conseguiu "progressos substanciais" e assume cada vez mais responsabilidades sobre o futuro do país.

As declarações foram feitas na Casa Branca após encontro com o premiê iraquiano, Nuri al-Maliki.

Obama disse que é hora de ampliar os laços entre os dois países, que foram danificados durante a guerra. "Os EUA e o Iraque enfrentaram tempos difíceis juntos", disse.

O americano reiterou o compromisso de seu país de retirar as tropas que estão no Iraque até o fim de 201. Ele citou a retirada das tropas que estavam nas cidades iraquianas, realizada no mês passado, como uma mostra de que os EUA seguirão cumprindo suas promessas.

Obama advertiu que a violência continuará no Iraque e "aqueles que querem manter o país dividido continuarão seus massacres", mas assegurou que os insurgentes acabarão derrotados.

Obama assegurou a colaboração continuará até as eleições iraquianas de dezembro próximo e que serão feitos ajustes quando necessário.

O primeiro-ministro iraquiano, que visitou Washington pela primeira vez desde que o presidente George W. Bush deixou o poder em janeiro, reiterou seu compromisso com o desenvolvimento de instituições sólidas no Iraque e com uma verdadeira divisão do poder entre sunitas, xiitas e curdos.

"Trabalharemos muito duro para impedir que floresça qualquer comportamento sectário", disse.

A visita de Maliki a Washington tinha como objetivo ressaltar a normalização das relações entre EUA e Iraque e promover a aproximação econômica, cultural e educativa, segundo a Casa Branca.

O democrata também anunciou planos de organizar uma conferência de investidores internacionais em outubro.

Acompanhe as notícias do Brasil e do Mundo no Último Segundo.



Palavras-chave: eua , primeiro-ministro , barack , futuro , Casa Branca , presidente , obama , iraque ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos