ONU reforça contingente militar no Haiti

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 20/01/2010 - 15h38

O Conselho de Segurança da ONU decidiu reforçar o contingente militar e policial da missão no Haiti com 3,5 mil soldados mais durante seis meses para melhorar a segurança e a distribuição da assistência humanitária no devastado país caribenho.

"Com a aprovação do envio de 2 mil soldados e 1,5 mil policiais, a comunidade internacional demonstrou que está com o Haiti", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ban detalhou que as Nações Unidas já receberam indicações de alguns países interessados em contribuir com efetivos.

"Por isso a chegada das tropas e dos policiais será rápida", relatou. Uma semana depois do terremoto de 7 graus Richter no Haiti as organizações humanitárias internacionais ainda enfrentam problemas para a distribuição da ajuda.

Além disso, são registrados atos de violência e saques por parte de grupos de haitianos. o responsável das Operações de Paz da ONU, Alain Leroy, ressaltou que os 3,5 mil soldados "vão acompanhar e escoltar os comboios civis com a ajuda humanitária" e assegurar uma distribuição "justa e ordenada".

Leia mais no Último Segundo:

Busca por sobreviventes tem corrida contra o relógio no Haiti

Veja imagens da tragédia no Haiti

Veja as principais notícias sobre o terremoto no Haiti

ACOMPANHE AS NOVIDADES DA TViG PELO TWITTER: http://twitter.com/tvig

Palavras-chave: homenagem , abalo , tremor , violência , Porto Príncipe , Haiti , caos , vítimas , mortes , desabrigados , onu , tragédia , terremoto ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos