Parlamento inglês aprova casamento gay

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 06/02/2013 - 09h23

A Câmara dos Comuns aprovou nesta terça-feira (05/02), em primeira votação, o projeto de lei que legaliza o casamento dentre pessoas do mesmo sexo. A proposta do governo do primeiro-ministro David Cameron foi aprovada por 400 votos a 175 e vale para a Inglaterra e o País de Gales.

 

O texto ainda precisa passar por comissões antes de ser analisado pela Câmara dos Lordes. Mesmo assim, a votação já é considerada histórica e sinaliza a possível aprovação definitiva do texto em alguns meses.

 

O projeto causou polêmica porque rachou o Partido Conservador, do qual Cameron faz parte. O esperado era que até metade dos 303 parlamentares da legenda rejeitassem o projeto com base em questões morais e religiosas.

 

De acordo com o texto, fica legalizado o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a realização de cerimônias religiosas nas confissões que quiserem, com a exceção explícita das igrejas oficiais da Inglaterra e de Gales. O texto também permite às pessoas que mudarem de sexo permanecer casadas.

 

Essa mudança era uma promessa de campanha dos liberais-democratas, membros minoritários da coalizão de governo, e conta com o apoio da oposição trabalhista e da opinião pública no Reino Unido - que, desde 2005, permite as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

 

Leia mais notícias do Brasil e do mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: parlamento , inglês , inglaterra , reino unido , país de gales , câmara dos comuns , câmara dos lordes , votação , votos , aprovação , casamento gay , gay , homossexual , casamento , zoomin ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos