Radioatividade nos alimentos provoca medo

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 25/03/2011 - 15h27

A presença de radioatividade na água e nos alimentos provocam temores no Japão e no exterior, duas semanas depois de um terremoto de 9 graus e do tsunami que devastaram o arquipélago nipônico em 11 de março, com um balanço - nesta sexta-feira (25/03) - de 10.035 mortos, 17.443 desaparecidos e 2.775 feridos.


O medo aumenta com a notícia de vazamento de radiação na usina nuclear de Fukushima, no Japão. Autoridades de Tóquio – a 300 km de distância da usina nuclear de Fukushima – desaconselharam dar água de torneira aos bebês, devido ao alto índice de radiação.


Vários países vetaram a importação de alimentos da região da central nuclear de Fukushima. Austrália, Canadá, Rússia e Cingapura anunciaram, depois de Estados Unidos e França, medidas de proibição e restrições à importação de produtos das zonas próximas a Fukushima.


A França pediu à União Europeia que faça o mesmo.

As medidas estão apenas tornando os consumidores mais cautelosos. As análises dos alimentos serão ampliadas a mais seis municípios, alguns deles próximos a Tóquio, que tem 35 milhões de habitantes.


Muitos supermercados na Ásia estão vendendo menos produtos japoneses. Algumas lojas em Pequim relataram recentemente a compra acima do normal de sal – parece que clientes acreditam que o sal poderia ajudar a proteger contra os efeitos da radioatividade. Outra preocupação é o efeito da radiação sobre a vida marinha e pescados.


Leia mais notícias em Último Segundo:


Japão investiga possível dano em núcleo de reator de Fukushima


Palavras-chave: radiação , mar , importação , usina , energia nuclear , energia atômica , Fukushima , tremor.terremoto , tsunami , União Europeia , Cingapura , Rússia , sina nuclear , alimentos japoneses , mundo , reatores , Hong Kong , Estados Unidos , alimentos , água , países , AFP , pescados , Japão , Austrália , França , reatores nucleares , radioatividade , produtos , crise , contaminação , águas , produtos japoneses , reator nuclear , explosão , China , Canadá , exterior ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos