Rebeldes líbios têm treinamento relâmpago

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 13/05/2011 - 14h41

Eles sabem que quatro semanas de treino é pouco tempo, mas por não contarem com a ajuda da Otan em terra, eles precisam se conformar em aprender apenas o básico


Pode se tratar de artilharia pesada, granadas propulsadas por foguetes ou morteiros, os novos rebeldes recrutados no campo de treinamento militar de Benghazi, leste da Líbia, têm apenas algumas semanas para se preparar para a guerra antes de serem enviados ao campo de batalha.


Estes homens líbios – jovens e velhos – recebem um treinamento relâmpago sobre como disparar uma granada propulsada por um foguete. E é provável que em algumas semanas eles tenham que colocar em prática o conhecimento adquirido.


“Os combatentes recebem treinamento sobre todos os tipos de armas e os ensinamos como lutar, por exemplo, com foguetes Grad, metralhadoras, granadas propulsadas por foguetes e outras armas de fogo. Ensinamos tudo aqui para que coloquem em prática no campo de batalha, dependendo da situação”, conta Abdul Salam Mohamed, treinador do exército, de 63 anos.


Apesar dos rebeldes terem sofrido perdas no leste do país, ganharam terreno ao oeste da cidade de Misrata, atacada há dois meses pelas forças leais a Muamar Kadafi. O conflito está prestes a completar três meses, mas o entusiasmo em Benghazi não diminuiu.


“Estou aqui pelos meus netos, meus filhos e meu país. Tivemos os romanos, gregos, turcos, italianos, e agora Kadafi por muito tempo. Chega!”, disse Abdulá Ali Abdulá, um recruta de 69 anos.


De civis a combatentes, em apenas quatro semanas. Os rebeldes líbios sabem que é pouco tempo, mas por não contarem com a ajuda da Otan em terra, eles precisam se conformar em aprender apenas o básico.


Leia também em Último Segundo:


Rebeldes líbios dizem ter 'libertado' Misrata de forças de Kadafi

Palavras-chave: militares , líbios , muamar kadafi , combatentes , afp , militar , combates , líbia , kadafi , rebeldes , combate , treinamento , otan ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos