Referendo ucraniano é a favor da autonomia

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 12/05/2014 - 11h21

Separatistas pró-Rússia disseram nesta segunda-feira (12/05) ter obtido uma vitória esmagadora de 89% dos votos em um pleito sobre autonomia realizado na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Em outra região do leste, a de Luhansk, também foi realizada uma votação semelhante; os organizadores disseram que divulgariam os resultados ainda nesta segunda.

A Ucrânia disse que os referendos são uma "farsa criminosa" organizada pela Rússia. A União Europeia e os Estados Unidos também rejeitaram os pleitos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia pedido que as votações fossem adiadas para que houvesse tempo de se criar condições necessárias para um diálogo. No entanto, os pleitos acabaram sendo realizados no fim de semana. O governo russo ainda não se pronunciou depois da votação.Os separatistas divulgaram que duas pessoas foram mortas por ativistas pró-Ucrânia na cidade de Krasnoarmiisk.

Algumas cidades se recusaram a realizar votações. Roman Lyagin, diretor da comissão eleitoral da República Popular Donetsk (como os separatistas batizaram a região), disse a jornalistas que 89,07% dos eleitores votaram a favor da autonomia – com 10,19% contra e 0,74% de urnas inválidas. Ele diz que 75% dos eleitores compareceram às urnas.

Leia mais em Último Segundo:

Separatistas no leste da Ucrânia dizem ter vencido referendo com 89%

Palavras-chave: ucrânia , ucraniano , polícia , ucranianos , ucraniana , praça da independência , kiev , praça , desocupação , votação , separatista , rússia , referendo , polícia , tropa de choque , ativistas , ativista , manifestação , manifestantes , manifestante , protesto , protestos , zoomin ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos